Jornal publica abusos de britânicos no Iraque
O jornal britânico News of the World publicou, na edição deste domingo, fotos feitas a partir de uma fita de vídeo, onde jovens iraquianos são agredidos por soldados ingleses. O ministério britânico da Defesa (MoD) ordenou uma "investigação urgente" sobre o vídeo, no qual os militares britânicos no Iraque atacam de forma selvagem jovens iraquianos indefesos.
As cenas foram filmadas por um cabo que incentivava os oficiais, que foram chamados de "grupo brutal de soldados britânicos" pelo semanário.
Logo depois que os primeiros exemplares do News of the World chegaram às bancas, uma porta-voz do MoD destacou que o ministério levava "extremamante a sério" a informação.
"Estamos a par destas acusações muito graves e podemos confirmar que atualmente são objeto de uma investigação urgente por parte da polícia militar", declarou a porta-voz.
"Condenamos qualquer ato de brutalidade e sempre tratamos com muita seriedade qualquer acusação de abuso," acrescentou.
"Mais de 80 mil soldados, homens e mulheres, têm servido no Iraque desde o início das operações militares neste país. Apenas uma ínfima minoria esteve envolvida em incidentes marcados por maus-tratos deliberados", destacou.
A fita de vídeo - com imagens de 2004, época da rebelião no sul do Iraque, onde os soldados britânicos estão posicionados - mostra um minuto de filmagem. Neste intervalo de tempo, os militares britânicos aplicam 42 golpes contra suas vítimas.
Os americanos já foram acusados de tal abuso, agora os ingleses. Ao invés de ajudarem a reorganizar o país que eles mesmos destruíram, atrás de sei lá o quê, eles ficam barabarizando um povo pra lá de traumatizado com tudo o que aconteceu. Devem estar se achando os donos do pedaço. Enfim, é esperar pra ver o que o destino reserva para os invasores.
Volto logo!