A maior marca do futebol brasileiro é do Corinthians. Esse é o resultado da maior pesquisa já feita para medir a percepção do consumidor sobre a marca dos clubes de futebol do país.
Entre os meses de julho e outubro de 2005, a agência de publicidade Y&R fez um levantamento com 3 mil pessoas entre 18 e 64 anos das classes sociais A a D nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e o interior paulista.
A partir dessa pesquisa, a empresa criou o BAV (Brand Asset Valuator), levantamento que analisa o desempenho de marcas de 17 clubes do futebol brasileiro [Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, São Caetano, Santo André, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco].
O resultado da pesquisa mostra que o Corinthians é, atualmente, o time com a maior estima pelos torcedores, com 75% de aprovação. Na seqüência estão São Paulo (70%), Santos (67%), Flamengo (56%), Atlético-MG (53%) e Palmeiras (52%).
O estudo mostra, ainda, que os times com o maior potencial de crescimento de marca são hoje São Paulo e Corinthians. Ambos têm a maior percepção de diferenciação entre os 17 pesquisados, além de serem um dos mais familiares aos torcedores.
“Segundo o desenho entre os pilares, as marcas de futebol com maior potencial de crescimento são São Paulo e Corinthians. Esses times são percebidos de forma diferenciada dos outros avaliados pelo BAV”, afirma o estudo da Y&R.
Outro ponto de destaque no estudo realizado pela agência é de que nenhum clube de futebol atingiu o status de “potencial não-realizado”, que caracteriza as marcas que têm baixa familiaridade com o público. Com isso, o BAV chamou a atenção para o alto grau de conhecimento dos clubes pela população.
“Certamente patrocinar um time de futebol é uma importante tática para marcas que precisam se tornar familiares aos brasileiros, por isso essa ferramenta de comunicação é muito utilizada por empresas multinacionais que procuram estabelecer suas marcas no país e que já possuem uma proposta de diferenciação clara e precisam construir ‘awareness’, como fez a Parmalat e faz a Kyocera hoje patrocinando o Atlético Paranaense”, diz o estudo.
Apesar disso, a maioria dos clubes se encontram hoje na zona chamada de “Erodida”, que é quando o consumidor vê a marca como tendo um alto grau de estima e conhecimento, porém com pouca diferenciação e relevância para ele. É uma marca conhecida, porém pouco significativa para a pessoa.
Da MBPress, em São Paulo
sexta-feira, setembro 15, 2006
sexta-feira, setembro 01, 2006
Parabéns, Timão! 96 anos de muitas glórias!

O Sport Club Corinthians Paulista comemora hoje o 96º aniversário de sua fundação.
Há 96 anos, nove amigos de vida humilde – os pintores de casa Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira e César Nunes; o sapateiro Rafael Perrone; o motorista Anselmo Correia; o fundidor Alexandre Magnani, o macarroneiro Salvador Lopomo, o trabalhador braçal João da Silva e o alfaiate Antônio Nunes – se juntaram à altura do número 34 da Avenida dos Imigrantes (atual Rua José Paulino), no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, para fundar seu próprio clube de futebol. Para ajudar a tornar o sonho realidade, se juntou a eles Miguel Bataglia, um requintado alfaiate, que financiou a idéia e acabou sendo nomeado o primeiro presidente do novo clube. Mal sabiam eles que nascia ali um dos maiores clubes da história do futebol mundial.
Mas o nome Corinthians não surgiu de imediato. As idéias passaram por Santos Dummont, Carlos Gomes e até Guarani, mas nenhuma delas foi escolhida. Foi então que Joaquim Ambrósio sugeriu homenagear um famoso time inglês que excursionava pelo Brasil, o Corinthian Casuals Football Club. A torcida e a imprensa chamavam a equipe de Corinthian’s Team. Assim, a letra “s” foi acrescentada ao nome e o novo clube ganhou o elegante nome Corinthians. O resto da história todos nós já sabemos...
Parabéns, Sport Club Corinthians Paulista! Pelos 96 anos de vida, completados nesta sexta, dia 1 de setembro de 2006!
Parabéns pelos 55 títulos. Pelo Mundial de Clubes (2000), pelos quatro Brasileiros, pelas duas Copas do Brasil, pelos 25 Paulistas, pelos cinco Torneios Rio-São Paulo, além de outras 12 competições internacionais e seis interestaduais.
Parabéns pelos 24 milhões de fiéis torcedores espalhados pelo Brasil, segundo a última pesquisa Ibope, realizada em 2004.
Parabéns por seus ídolos que, amados ou odiados após fugas e brigas, enriqueceram as páginas de sua história. Parabéns por craques como Amílcar, Baltazar, Basílio, Biro-Biro, Cláudio, Dida, Flávio, Gilmar dos Santos Neves, Luizinho, Marcelinho, Neco, Neto, Olavo, Ronaldo, Rivelino, Servílio, Sócrates, Teleco, Tevez (sim, por que não?), Wladimir, Zé Maria, Zenon... E tantos outros que, com o perdão do pouco espaço, não podem ser citados aqui.
Corinthians, obrigado por tudo!!!
Assinar:
Postagens (Atom)