sexta-feira, junho 15, 2007

Hamas toma sede de segurança do Fatah em Gaza

Membros do grupo extremista islâmico Hamas tomaram o controle de uma sede da segurança do rival Fatah na Cidade de Gaza nesta quinta-feira, como parte de uma ofensiva da organização, que visa assumir o controle integral da segurança na faixa de Gaza.
Homens do Hamas invadiram a sede do Fatah na manhã de hoje, lançando granadas contra o complexo. Homens da guarda presidencial ligada ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas --do Fatah-- revidaram o ataque com tiros.
As duas facções se confrontam em Gaza desde domingo (10), em uma onda de violência que já matou ao menos 70 pessoas. Nesta quinta-feira, ao menos oito morreram nos combates.
Hatem Omar/AP
Crianças palestinas olham sede de forças de Abbas destruída por Hamas em Gaza
Segundo o Fatah, sete de seus integrantes foram atingidos por tiros na cabeça em frente a um prédio da Segurança Preventiva. De acordo com Jihad Abu Ayad, que testemunhou a ação, os homens foram mortos diante de suas mulheres e filhos. "Eles estão executando um a um", disse Ayad. "Eles os carregam até uma região deserta e o executam", afirmou.
Membros do Hamas parecem ter tomado o controle de grande parte da faixa de Gaza nesta quarta-feira, depois que forças do Fatah em vários postos de segurança se renderam ou foram expulsos pelos confrontos.
Os dois movimentos, que possuem tanto braços armados quanto políticos, dividem o poder no governo de coalizão palestino, mas disputam o controle da segurança nos territórios.
"Estamos dizendo ao nosso povo que a era do passado acabou e não irá voltar", disse Islam Shahawan, porta-voz do Hamas, à rádio do grupo. "A era da Justiça e da lei islâmica chegou".
Sami Abu Zuhri, outro porta-voz do Hamas, afirmou que está havendo uma "segunda liberação" da faixa de Gaza, após a retirada unilateral de Israel, em setembro de 2005.